segunda-feira, 27 de setembro de 2010

La Permura 2 no Zinismo

Enviei o "La Permura" 2 para o Flávio Grão, do blog Zinismo (Zinismo é um blog coletivo, autoral e independente formado por uma confraria de fanzineiros separados pela distância física e aproximados pela era digital), para uma troca de zines.

Ele deixou um comentário. Para ver o post, aqui.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Popeye - Penúltima Página (e o resto)

Coloquei junto da penúltima página finalizada da paródia do "Popeye", as páginas anteriores. Falta uma página + epilogo, mas essas não serão postadas no blog por enquanto: estará no "La Permura" 3. O fanzine não tem data de lançamento ainda.



quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Exposição em Instambul "EVEN MY MUM CAN MAKE A BOOK"



Fui convidado por Gamze Özer (organizador, junto com Timothee Hugue) para participar da exposição de zines e publicações independentes/alternativas entitulada "Even my mum can make a book" qual começou no dia 15 de setembro (quarta-feira passada) e irá até dia 15 de outubro. O local da exposição é o Manzara Perspectives, e fica em Instambul, Turquia. O cartaz da exposição é este ao lado.

Enviei duas versões do "La Permura" 1 e do "La Permura" 2 (uma em Sulfite 90g/m e outra em Alta Alvura 120g/m - ficou muito boa: a gramatura escolhida é perfeita e este papel deixou a imagem com uma ótima qualidade!), e uma versão do "Extensas Estrias del Estensiñor" (uma versão diferente da antiga: capa Alta Alvura 120g/m e papel vegetal 150 g/m). Postei estas duas fotos da exposição, qual mostram o "La Permura" 1 e o "Ext. Est. del Est." (tive que pegar uma lupa para encontrá-los!).

Para mais fotos da exposição, deixo este link.

Também há o video da exposição: aqui o link. (Dos 8 aos 14 segundos aparece um rapaz folheando o "La Permura 1"; o "La Permura" 2 aparece em primeiro plano ao longo do video).

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Novo Cabeçalho: PERMURA

A partir deste mês o cabeçalho do blog será uma pintura em acrílico com as capas do La Permura 2 e 1.

Interrompi a sequência de homenagens aos picturebooks este mês pois este mês terá mais posts sobre o fanzine, como a entrevista sobre ele e a participação de uma exposição de zines em Instambul. Além disso, este mês que ele completa seu primeiro ano.

Bem, outro motivo é que não consegui terminar o cabeçalho que estava desenvolvendo; estou com um crise com a colagem. Eu ia (eu irei um dia) criar um cabeçalho que homenageia o picturebook "Vizinho, Vizinha" da Graça lima, Mariana Massarani e Roger Melo. Por enquanto só consegui fazer um terço, que é da ilustração da Mariana; ele está aqui. Eles tem um blog muito legal, chamado "Capa Dura em Cingapura", vocês devem ver!

Caso queiram relembrar o último cabeçalho, que é do livro "Eram Cinco" , clique aqui.

FANZINE - Entrevista na Ugra Press


Há algumas semanas respondi a entrevista do Douglas Utescher , junto com dois outros fanzineiros (Zé Colméia e Henrique Magalhães) sobre como é produzido o fanzine, desde a escolha tipográfica até o que levou a opção deste meio numa época dominada por blogs.

O Douglas está desenvolvendo um mestrado sobre este tipo de publicação, e junto, organizando um anuário de zines.

Para ver a entrevista, clique aqui.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

MANUFATURA - fanzine

Este é o fanzine feito pelo Flávio Grão: Manufatura, um fanzine de suas ilustrações. Impresso em preto e branco no papel vergê, tem o tamanho A6 (10,5 x 14,8 cm) possui algumas narrativas sem textos, dadas pelas belas imagens. Vale a pena adquirir! Ele posta no blog Zinismo, e deixou um comentário sobre o La Permura n° 1.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Minha família! H.Q. em acrílico.


Esta história em quadrinhos é na verdade o trabalho que desenvolvi no curso que a ilustradora argentina Rebeca Luciani deu no final do mês passado (houve aulas na Quanta Acadêmia e na Papelaria Pintar da Pompéia).

A primeira página é que faz parte do trabalho: com o objetivo de ensinar a pintura em acrílico e sobre a narrativa do livro infantil, o aluno deveria desenvolver um história de seis páginas (ou três) + um mural, composto por oito páginas. O papel utilizado é o Conqueror Connoisseur 300g. Para a segunda página utilizei o papel Holler.

O protagonista mudou de visual, conforme fui entendendo o uso dos pinceis.

Ah, este clima seco é horrível para pintar com esta tinta!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Meu Cartão: feito manualmente!

Estou produzindo a segunda versão de meu cartão. Feita sem intervenção de máquinas (é mentira, pois usarei amanhã ou no domingo o ferro-de-passar ou um secador de cabelo na tinta puff). Caso eu consiga uma grana, farei com serigrafia. A primeira versão pode ser vista aqui. Aqueles que quiserem, é só pedir quando me encontrar!